Incêndios normalmente não estão entre uma das grandes preocupações da rotina dos moradores das cidades, mas deveriam estar! Todo tipo de condomínio precisa requerer e renovar a cada dois ou três anos o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Na verdade a maioria não tem essa informação e, quando acontece uma emergência, são poucos os que estão aptos a resolver a questão.
Assim, as brigadas de incêndio se tornam fundamentais para o treinamento de pessoas: condôminos, moradores e funcionários. Quando bem treinadas, essas brigadas realizam os primeiros socorros, enquanto os bombeiros estão a caminho.
E quais são as principais fontes de fogo?
O gás e a energia elétrica são as principais causas de incêndios em condomínios. Dicas como não deixar capachos, bicicletas, entre outros
nos acessos de escadas e onde se encontram portas e saídas de emergências, auxiliam na hora de evitar o pior. Além de não colocar vários aparelhos elétricos em uma só tomada, fazer manutenção de fios elétricos em mal estado e com emendas, e ter cuidados especiais com fogões.
Além desses cuidados, outro item que merece atenção é o para-raio. No Brasil, são registrados 50 milhões de raios por ano e, nos condomínios, o sistema deve ser vistoriado a cada seis meses para manter a documentação em dia e evitar danos a parte elétrica do prédio.
Assim, é preciso que as pessoas saibam quais os equipamentos que ajudam a extinguir o fogo ou evitar o pior, enquanto aguardam a chegada dos bombeiros. Em nossos cursos presenciais ou online você pode conhecer cada um deles, entender suas finalidades e como manuseá-los. Converse conosco e saiba mais!
Comments