Casos de incêndios em casas sobem em torno de 40% na pandemia

Durante esse período de pandemia houve um aumento significativo de casos de incêndios em casas, cerca de 40% a mais do que em 2019. Esse aumento de dá pela utilização do álcool 70% e pela grande utilização das tomadas nas casas devido ao home office.


O álcool 70% é muito utilizado para a assepsia contra o Coronavírus, porém é importante lembrar que é necessário esperar que ele evapore completamente antes de fazer contato com fogo. Algumas pessoas costumam fazer a assepsia com álcool e depois acendem um cigarro na sequência, isso pode causar um princípio de fogo, é preciso um cuidado extra nesse processo.


Outro ponto importante de alerta é quanto ao uso dos “Ts” os adaptadores que agrupam mais de um equipamento na mesma tomada. É preciso ter cuidado pois muitas vezes é ligado um equipamento de 20 amperes em uma tomada de 10 com a ajuda dos “Ts”, porém essa tomada não vai suportar porque não foi projetada para aquilo, a forma correta é trocar a tomada por uma de 20 amperes.


Em caso de incêndios residenciais a orientação oficial é que as pessoas evacuem o local o mais rápido possível, dando atenção para a retirada também de pessoas com mobilidade reduzida. Depois de sair é necessário acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.


14 visualizações0 comentário