• Assergs

Condomínios: Prevenção e combate de incêndios

Todo mundo sabe que não dá pra brincar com fogo: incêndio em condomínios é coisa séria, e infelizmente são mais comuns do que imaginamos.

A responsabilidade pela regularização anti-incêndios no condomínio, pertence ao proprietário do imóvel ou ao responsável por ele. Por isso, existem uma série de regras e normas que todo síndico deve seguir com muita atenção, para garantir a segurança dos moradores.

O alvará do corpo de bombeiros, é um documento que garante que um local fechado está de acordo com as normas de segurança contra incêndios e pânico. Portanto, estar com o documento em dia significa que o seu condomínio está seguro, além de trazer tranquilidade para síndicos e moradores.

Além disso, outras medidas práticas devem ser tomadas para a prevenção: os equipamentos devem ter revisão periódica, os extintores precisam ser recarregados anualmente. As mangueiras de hidrantes devem ser enroladas corretamente, afim de evitar o ressecamento, as portas corta-fogo devem estar fechada e sem obstrução, além de outras diversas medidas que devem ser observadas com cuidado.

Por último, mas não menos importante: o síndico também deve incluir os moradores no combate a incêndio. Uma dica, é aproveitar as reuniões para lembrar que simples ações, como não deixar fogão acesso sem supervisão ou cuidar o uso exagerado de réguas nas tomadas, podem evitar grandes tragédias!

Como anda a segurança contra incêndios no seu condomínio?



33 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

ASSERGS – Assessoria em Engenharia do Rio Grande do Sul

Rua Presidente Lucena, 1286 - São Leopoldo - RS

contato@assergs.com.br | (51) 3091-3690