Cuidar também é prevenir: Um olhar para a saúde no trabalho
- Assergs
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
No Brasil, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em 28 de abril. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção nos ambientes laborais, sejam eles grandes empresas, pequenos comércios ou até mesmo condomínios residenciais, onde há circulação constante de pessoas e prestação de serviços. Promover um ambiente seguro é cuidar da vida e garantir mais qualidade nas relações de trabalho.
Em abril, muitas empresas realizam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Na ASSERGS, a SIPAT deste ano ocorreu de 14 a 17 de abril, com o tema "Saúde Mental e Bem-Estar" — uma escolha que reflete uma pauta cada vez mais urgente nas organizações. A saúde mental está no centro das discussões sobre segurança do trabalho, especialmente com a criação da Lei nº 14.831/2024, que institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, e a atualização da NR-1, que passará a exigir, a partir de 26 de maio de 2025, a avaliação de riscos psicossociais como parte das ações de Segurança e Saúde no Trabalho.. A SIPAT da ASSERGS contou com palestras e dinâmicas que estimularam o autocuidado e o bem-estar emocional dos colaboradores.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou mais de 612 mil acidentes de trabalho em 2022. Além disso, a teoria do Triângulo de Heinrich aponta que, para cada acidente grave, ocorrem dezenas de eventos menores — o que mostra como identificar e tratar os pequenos riscos pode evitar grandes tragédias - além do aumento da produtividade e fortalecimento do clima organizacional.
A segurança e a saúde no trabalho são responsabilidades coletivas que exigem comprometimento diário. A ASSERGS reafirma seu propósito de proteger vidas e patrimônios com responsabilidade e conhecimento técnico, promovendo ambientes mais seguros, humanos e preparados para o futuro.
Comments