Dicas para evitar incêndios no seu condomínio

Incêndio em condomínios infelizmente é muito mais comum do que se acredita. Esse tipo de emergência pode causar danos sérios se não forem adotadas as medidas adequadas, ainda mais com a grande circulação de pessoas. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a manter o teu condomínio protegido:


· Alarmes de incêndio e detectores de fumaça: As sirenes instaladas servem para avisar a todos os moradores da necessidade de evacuação do prédio. Os detectores de fumaça também contribuem pois disparam automaticamente o alerta ao detectar indícios de fumaça gerados por um princípio de incêndio.

· Atenção aos extintores: Consulte se o manômetro do extintor está apontando para o verde e fique atento a validade. Ao enviar o equipamento para recarga, verifique se o estabelecimento é credenciado pelo INMETRO.

· Hidrantes: As mangueiras devem estar em boas condições visualmente (sem mofo, não amassadas, no local correto) e precisam estar secas para não apodrecer. Uma vez ao ano, é necessário realizar o teste hidrostático das mesmas, para verificar a sua eficiência e durabilidade.

· Porta corta-fogo: Precisa estar sempre fechada mas nunca trancada ou obstruída. Se o condomínio não possuir portas corta fogo, o PPCI servirá para adequar quais saídas serão mais adequadas.

· Rotas de evacuação clara: Teste as luzes de emergência, as sinalizações devem ser claras. Em uma emergência as escadas são a principal rota de fuga e precisam estar sinalizadas e conter corrimões.

· Treinamento contra incêndio: É do síndico a responsabilidade de organizar treinamento prático para preparação dos condôminos em situação de emergência, para isso ele deve contar com o auxílio da empresa que está encaminhando o seu PPCI.

· Conscientização dos moradores: Orientar de forma preventiva, evita que acidentes maiores ocorram. Aproveite reuniões de assembleia para repassar orientações.

Precisa adequar algum desses itens no seu condomínio?


A ASSERGS pode te ajudar, entre em contato conosco por e solicite o seu orçamento!



3 visualizações0 comentário