• Assergs

Primavera e verão: faça manutenção do SPDA para o maior período de chuvas!

Atualizado: 20 de Out de 2019

O laudo de inspeção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA, trata-se de documento técnico, com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também do sistema de aterramento elétrico. O seu objetivo é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10.

O SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas do condomínio precisa passar por uma vistoria visual a cada seis meses e vistoria completa a cada três anos. Assim sendo, pelo menos duas vezes por ano o condomínio deve contratar o serviço de uma empresa habilitada, com um engenheiro responsável que faça a verificação do SPDA e a emissão do laudo do para-raios. Na revisão é feita uma análise da resistência do aterramento através da medição ôhmica do para-raios onde é conferido a resistência do metal além do estado do equipamento.

É importante que a manutenção do para-raios deve ser realizada antes da chegada do período de chuvas. Na maior parte do Brasil, essa época é durante a primavera e verão.


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

ASSERGS – Assessoria em Engenharia do Rio Grande do Sul

Rua Presidente Lucena, 1286 - São Leopoldo - RS

contato@assergs.com.br | (51) 3091-3690