Temporada de chuvas: um alerta para o funcionamento dos para-raios!

Estamos em um período em que acontecem fortes tempestades, acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas, granizo e raios. Por sua localização geográfica, o Brasil é o campeão mundial em descargas atmosféricas. Elas trazem diversos riscos para pessoas, animais, equipamentos, estruturas e instalações, podendo causar prejuízos e até a morte. 

Por isso, síndicos e moradores de edifícios e condomínios devem ficar atentos ao funcionamento do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) ou para-raios, para evitar acidentes. Muitos dos casos registrados, acabam acontecendo em edificações onde há uma má instalação do equipamento, a falta de vistoria ou de manutenção periódica.

Assim, os para-raios devem atender a rigorosas especificações, além de passar por uma vistoria visual a cada seis meses e vistoria completa a cada três anos. Deste modo, o recomendado é que, ao menos duas vezes por ano, o condomínio contrate o serviço de uma empresa habilitada, com um engenheiro responsável que faça a verificação do SPDA e a emissão do laudo do para-raios.

É importante que a manutenção do para-raios deve ser realizada antes da chegada do período de chuvas. Na maior parte do Brasil, essa época é durante a primavera e verão.



402 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

ASSERGS – Assessoria em Engenharia do Rio Grande do Sul

Rua Presidente Lucena, 1286 - São Leopoldo - RS

contato@assergs.com.br | (51) 3091-3690